top of page

Foi estrelismo ou autopreservação?


Ontem saiu a notícia de que Hyunseung, ex-BEAST/Highlight, tinha postado uma "carta" se desculpando pelas atitudes dele quando ainda tava no grupo. Nunca fui uma B2UTY muito ferrenha, acompanhava eles de longe e de vez em quando via uns vídeos deles, mas tinha sim meu bias que era quem? Exatamente, Hyunseung. Ver ele se meter em tanta treta foi meio #sad porque convenhamos, ver bias saindo nunca é uma experiência boa, seja porque ele quer como nesse caso, seja porque ele é chutado do grupo (beijos, U-Kiss!).


A tal da carta foi postada no Instagram, e nela Hyunseung basicamente pede desculpas por ter sido cuzão. Ele admite que foi egoísta, que se afastou dos membros do grupo, que era muito orgulhoso, etc etc. É uma sinceridade bem bacana e interessante de se ver, teorias da conspiração à parte, e inclusive dialoga bastante com o single solo que ele lançou recentemente. Se "Home" é uma mensagem aos fãs que curtiam ele no B2ST ou se é só um exemplo de como ele realmente era tão orgulhoso que acabou cagando até nos relacionamentos românticos/pessoais dele, em todo caso é bem óbvio que ele tá passando por um momento de reflexão na vida.


Hyunseung tem 27 anos e debutou no B2ST aos 20, pelo que o Google me diz. Vou dizer logo de cara que os 20 anos não são tudo flores como a gente acha na adolescência. É a época que você mais vai se questionar na vida, provavelmente. Na adolescência você só quer ser alguém, ter liberdade de escolha, e tal, mas nos 20 você QUERIA TER MENOS ESCOLHA. (Pelo amor de deus, alguém me diz o que fazer da vida.) Então assim, eu super entenderia uma pessoa debutar num grupo e decidir sair porque não rolou pra ele/a. Sério, é bem acreditável. Agora eu julgo menos as pessoas por isso do que julgava uns anos atrás. (Desculpa, Kibum do SuJu.)


Mas aí essa história do Hyunseung me fez pensar que cara, ser ídolo não é mole. Não tô justificando ele parar de ir em evento nem desprezar fã (porque acho isso filha da putice pura), mas se eu tento olhar pelos olhos dele, eu consigo entender marromeno o que aconteceu. Porque por mais que nossos primeiros anos no K-Pop sejam tipo CARACA, TODO MUNDO SE AMA! QUE LINDO! OLHA QUE CARINHO!, a gente aos poucos vai aprendendo que é um deus nos acuda danado. Fã que se acha dona de ídolo (alô, @fãscoreanas), empresa que não enxerga o mundo ao redor e só pensa em lucro, emissora que ainda vive nos anos 90 e acha que pressionar/humilhar os outros é engraçado... Deve ser muito exaustivo trabalhar no meio disso. Gente do dia a dia te julgando, familiar sem te apoiar, fã gringo gritando nas suas redes sociais o dia todo. Quanto mais eu penso, mais detalhe ruim eu consigo imaginar. Sem contar que a cultura coreana é diferente da nossa: eles valorizam muito mais o se-matar-de-trabalhar que a gente, e hierarquia é um negócio seríssimo. Você tá o dia todo dando cambalhota enquanto aguenta guria de menor no teu ouvido e beija os pés de marmanjo com bigode grisalho. É uma situação meio bizarra.


Então, qual é o veredito aqui? O Hyunseung foi cuzão ou foi vítima? Os fãs tão no direito de ficarem brabos com ele?


Amigos, a resposta é: não sei. Não sei se dá pra gente dividir os papeis assim. Primeiro porque convenhamos que K-Pop é essa eterna briga de bar em que tá todo mundo bêbado esmurrando quem vier pela frente. Não tem sentido, nem nunca teve, e cada um tá ali por um motivo diferente, tanto artistas quanto ídolos. Por mais que a gente queira acreditar no mito do boygroup que se ama e faz aquilo por paixão, talvez nem 1% dos ídolos realmente se encaixem nisso. Claramente B2ST não se encaixa - e se o negócio era esquisito com o Hyunseung, quem garante que não é esquisito entre os outros 5? Pois é. Agora imagina todos os outros grupos que você sempre achou que eram carne e unha. POIS É.



O fato é que por mais que a gente (eu) queira apontar dedo e dizer "olha lá o TRAIRA OLHO JUNTO!", não tem como saber o que realmente se passou na história toda, e o quanto o Hyunseung teve que aguentar até sair. Geralmente eu fico meio com um pé atrás com essas cartas de desculpas de ídolos porque como boa cética que sou, acho sempre que tem segundas (e terceiras) intenções. E mesmo assim, a carta do Hyunseung parece pesar mais do que o normal pra uma Cartinha De Desculpas padrão. Só posso esperar que ele não esteja passando por alguma barra que a gente não saiba a respeito, né.


Essa história toda me deixa mais pensativa ainda no que diz respeito a ídolo. A gente começa a achar, em certo ponto, que conhece eles, entende o jeito que eles pensam, mas cara, isso é uma ilusão tremenda. Sério. Não tem como saber ou como adivinhar. Quem vê cara não vê coração, e provavelmente quem criou esse bordão tava pensando em K-Pop porque SÉRIO. Ainda mais porque eles são treinados e orientados a fingir que amam todos os fãs incondicionalmente, não importa o quão stalkers e o quão prepotentes esses fãs sejam. E mesmo com toda a descontrução que eu busco todo dia, eu ainda tô nessa mentalidade do "fã não merece ser desrespeitado" porque honestamente, ser fã na minha cabeça é uma coisa tão linda. Mas é óbvio que nem todo mundo pensa assim, e nem todo mundo entende "ser fã" da mesma maneira, e por essas e outras, vai saber com que tipo de situação ídolo tem que lidar diariamente?


Enfim, só posso dizer que essa história do Hyunseung me deixou questionando até que ponto o K-Pop vai se sustentar nessa eterna indústria da bajulação e do teatrinho. E quantos artistas será que não tão ali se segurando por um fio, prestes a um surto digno de Britney em 2007? Me parece que Hyunseung tá lidando com mais coisa do que simplesmente com uma reflexão dos 27 anos. E não é como se as pessoas levassem muito a sério quando artista diz que não tá bem - lembra da galera se recusando a acreditar na Choa quando ela disse que tava saindo do AOA por estar sofrendo de depressão? Pois é. E o guri do WINNER? E o guri do UP10TION? Pois é.


A gente adora julgar aqui do conforto do nosso lar, assim como netizen coreano adora julgar do conforto do lar deles, mas a verdade é que não tem como saber o que se passa na cabeça de ídolo. E quando eles saem de grupos ou empresas, às vezes é bom se questionar os motivos humanos pra isso, ao invés de só nos motivos financeiros. Carreira solo é bom pro bolso mas será que é melhor pra alma também? Fica aí o questionamento.


Exemplo nº 437 de Grupo Com Futuro Promissor Que Acaba Perdendo Membros Mais Cedo Do Que Esperado.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page